Sejam bem vindos A arte das mandalas

Estarei sempre à disposição de vocês para mostrar os diferentes tipos e de mandaslas exisetentes, mandalas que faço e de outros artistas também!

obrigado pela visita!!!

sábado, 18 de julho de 2009

Mandala definição

Mandala é a palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino.
Elas estão epalhadas pelas diversas culturas e e religiões ao redor do mundo.No Hinduísmo, Budismo, Islamismo, no Cristianismo(ex: roseta das catredrais), no Xamanismo(ex: filtro dos sonhos), nos povos pré-colombianos(ex: pedra do sol- Asteca) em algumas tatuagens maori, nas tribos Aboígenea, etc...

sexta-feira, 17 de julho de 2009

quinta-feira, 16 de julho de 2009

fotos de mandalas indianas

Mandala de indiana coberta de velas para o festiva das luzes (Índia)




Fotos dos filtros

As mandalas a seguir foram feitas por mim(Pedro Bastos), só as da última foto foram feitas por outra pessoa, de Trancoso - Ba .Clique nas fotos para amplia-las:


quarta-feira, 15 de julho de 2009

Filtro dos sonhos.

Os sonhos desempenhavam um papel fundamental na vida dos Ojibwe। Para este povo que vivia na região dos Grandes Lagos americanos e que hoje também se espalha por outras regiões do Novo México, aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos era a tarefa mais importante que as pessoas tinham durante sua passagem pela Terra। Por causa disto, o dream catcher era uma ferramenta essencial।O filtro de sonhos, como ficou conhecido em português, na verdade, não é um filtro, é uma teia. Os Ojibwe acreditam que, quando a noite cai, o ar se enche de sonhos, bons e ruins. Alguns destes sonhos, mesmo sendo pesadelos, podem conter uma mensagem importante do Grande Espírito para nós. Então, na verdade, estes sonhos são bons sonhos. Mas existem muitos outros sonhos e energias ruins flutuando à nossa volta e que não são nossos. Estes é que podem nos fazer mal. É justamente para separar estes sonhos e energias ruins que existem os dream catchers. A tradição manda que as teias coloridas sejam penduradas sobre o berço dos bebês e a caminha das crianças. Os sonhos bons, sabendo exatamente aonde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem.